PÉ E TORNOZELO

Forma normal
do pé

Forma normal do pé e principais deformidades dos pés.

Não há como falar das principais deformidades dos pés sem citar qual o formato de um pé normal.

Um pé com forma normal deve ser plantígrado, ou seja, encostar a planta (sola) no chão, com estabilidade no apoio, que é o principal pré-requisito para uma marcha normal. Deve haver um apoio nos calcanhares, na lateral (cerca de um terço a metade da largura) do mediopé, às custas de uma elevação, conhecida como arco- ou abóboda- plantar, e mais um apoio na parte do antepé, a cabeça dos metatarsais, com um menor apoio nos dedos também.

Um pé com forma normal deve servir, inicialmente, para dar estabilidade no apoio; conforme já dito anteriormente, esse é o principal pré-requisito para uma marcha normal. Quando começamos a andar, deve haver uma acomodação entre os ossos dos pés no chão, com uma certa redução do arco plantar e uma pronação dos tornozelos, promovendo uma absorção do impacto e do stress sobre o pé. 

Por outro lado, quando estamos fazendo o mecanismo de ficar na ponta dos pés e desprendendo os pés do chão, tudo se inicia pela elevação dos calcanhares. Nesse momento o pé faz uma supinação, elevando o arco dos pés novamente, e levando o osso do calcâneo a “entrar embaixo” do restante do pé, fazendo um mesmismo de alavanca perfeito para a geração de impulso. 

Desse modo, os pés têm uma arquitetura perfeita, tanto para a absorção de impacto como para geração de impulso, nos momentos em que cada um dessas exigências são necessárias.

Abrir bate-papo
Olá! Podemos ajudá-lo(a)?