Sinovite transitória do quadril

A primeira definição que precisamos ter é sobre sinóvia ou membrana sinovial, uma fina membrana que reveste tendões, músculos e cápsulas articulares. Esta estrutura produz o líquido sinovial, responsável pela nutrição e lubrificação de articulações. Quando ocorre uma inflamação dessa membrana, por qualquer causa, chamamos de sinovite.

O que é a sinovite transitória do quadril?

Relativamente comum (3%) em crianças entre 3 e 8 anos, a sinovite transitória do quadril é exclusiva da população pediátrica ocorre de forma súbita e o paciente passa a se queixar de dor no quadril, mais especificamente região da virilha ou do joelho, geralmente em só um dos lados. Pode haver dificuldade para andar ou claudicação, ou seja, a criança pode mancar ao andar.

Geralmente não há febre e, se ocorrer, é baixa. Via de regra, o estado geral da criança é bom e não há alteração do apetite.

Quais as causas da sinovite transitória do quadril?

Uma sinovite ocorre devido a qualquer fator que acometa a membrana sinovial de uma determinada articulação, neste caso, do quadril. Traumas, esforço repetitivo e reação metabólica são as etiologias mais comuns deste tipo de quadro, mas na sinovite transitória especificamente, acredita-se que na maioria das vezes ocorra por ação imunológica, já que é frequente a sinovite ocorre cerca de 10 a 15 dias após um quadro de infecção viral de vias aéreas superiores, como uma gripe ou resfriado.

Diagnóstico e Tratamento da sinovite transitória do quadril

Diagnóstico

O diagnóstico da sinovite transitória do quadril requer uma avaliação clínica de um ortopedista infantil, já que há diagnósticos diferenciais como infecções (pioartrite/ osteomielite) e necrose do quadril (doença de Perthes).

Exames de sangue para excluir uma possível infecção, raio-x e ultrassom são suficientes para confirmar ou excluir o diagnóstico de sinovite transitória, na maioria das vezes.

A seta aponta para um acumulo de léquido á frente da cabeça do fêmur

Tratamento

O tratamento consiste no uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, além do repouso. Por ser transitória, a sinovite do quadril costuma apresentar melhora em um curto espaço de tempo e o paciente pode voltar às suas atividades normais gradativamente. Habitualmente não há sequelas, mas existe um risco de recorrência de até 20%. É essencial avaliação precoce de ortopedista para avaliação e melhor conduta nestes quadros.