Ortopedista Pediátrico

Ortopedista Pediátrico

Um ortopedista pediátrico é aquele profissional especializado na prevenção, diagnóstico e tratamento de lesões, malformações congênitas, problemas de postura, distúrbios do crescimento e fraturas do sistema musculoesquelético de crianças e adolescentes.

Diferentes dos adultos, o público infantil sofre com problemas diferentes no que diz respeito ao corpo e articulações, visto que o constante desenvolvimento das crianças pode fazer com que síndromes ortopédicas presentes na infância desapareçam conforme o passar dos anos e o envelhecimento da estrutura óssea.

O ortopedista infantil atua no acompanhamento de desordens e alterações motoras que podem ocorrer ao longo do desenvolvimento das crianças. Estas mudanças, precisam ser vistas de perto para que o ortopedista pediátrico possa direcionar o tratamento adequado de maneira prematura para que não impacte negativamente na vida adulta.

Além de prevenir tais problemas, um ortopedista especialista em crianças precisa de uma abordagem diferente junto ao público infantil, visto que nem sempre os pequenos vão saber falar o local ou a articulação que incomoda.

O ambiente do consultório também é diferente dos ortopedistas usuais, já que para deixar as crianças mais à vontade e facilitar o trato na consulta, o local é preparado com cores e brinquedos que deixem o recinto o mais convidativo possível.

Como funciona a avaliação de um ortopedista especialista em crianças?

Existem diversos casos de alterações motoras que podem ser notados ou não. Naqueles que são evidentes, pais, professores ou pediatras encaminham a criança para uma avaliação.

Durante a consulta, o ortopedista pediátrico fará com que o paciente fique de pé e deitado para avaliar possíveis desvios de marcha. Ademais, o profissional avalia o caminhar da criança para analisar se as alterações podem interferir futuramente em outras articulações ou até mesmo na postura.

Cabe também a avaliação periódica junto ao ortopedista infantil, já que este profissional consegue notar certas assimetrias, por mais que sejam leves, e aplicar um tratamento adequado.

dr-fernando-oliveira-8

Quais casos um ortopedista pediátrico atua?

Dentre os principais casos onde um ortopedista infantil intervém estão:
  • Deformidades nos membros e na coluna vertebral;
  • Alterações de marcha e equilíbrio;
  • Fraturas;
  • Entorses;
  • Infecções relacionadas ao sistema musculoesquelético;
  • Síndrome genética;
  • Paralisia cerebral;
  • Malformações congênitas (pé torto congênito, displasia do quadril, etc);
  • Atrasos do desenvolvimento;
  • Marcha em equino (ponta dos pés).