Sobre mim
Ortopedista de pé e tornozelo
A especialização na Ortopedia tem diversas ramificações, visto que nosso corpo é composto por cerca de 230 articulações e 650 músculos, que são suscetíveis a diversos tipos de lesões, alterações congênitas e fraturas. Os pés e os tornozelos fazem parte deste grupo e para prevenir, diagnosticar e tratar, o ortopedista especialista em pé e tornozelo atua.
É bastante comum pacientes apresentarem dores na região, visto que o movimento é constante e grande parte do peso corporal é sustentada pelas estruturas. Contudo, tais sintomas podem ser congênitos, quando o paciente já nasce com alterações, e adquiridas, causadas por um estresse articular ou patologia degenerativa que interfira na saúde das articulações, tendões e nervos que compõe os pés e tornozelos.
O ortopedista especialista em pé e tornozelo atua em duas frentes quando se trata destas articulações, sendo elas:
As lesões traumáticas são aquelas oriundas de um trauma, fratura ou entorse, seja durante a prática esportiva, atividades diárias e acidentes.
Problemas ortopédicos estão relacionados às patologias crônicas que causam degenerações na estrutura e deformidades congênitas.
A consulta com um ortopedista especialista em pé e tornozelo é indicada quando o paciente apresenta sintomas como dores nas articulações, baixa amplitude de movimento ou dificuldades para caminhar. Com a avaliação, o especialista em pé e tornozelo irá determinar a origem dos sintomas e aplicar o tratamento, que pode variar entre órteses, como calçados e palmilhas ortopédicas, fisioterapia e nas situações mais graves, a intervenção cirúrgica.
Como já mencionado, incômodos na região são comuns, visto que o peso do corpo é todo sustentado pelos pés e tornozelos. Todavia, a avaliação de um especialista em pé e tornozelo se baseia em uma avaliação clínica que consiste em testes estáticos e dinâmicos para averiguar quais os possíveis problemas que o paciente apresenta.
O histórico do paciente também é um ponto importante para o especialista em pé e tornozelo, para que o profissional entenda a origem do problema, caso esteja relacionado com doenças sistêmicas, desgaste articular, inflamação tendinosa ou alterações biomecânicas.
De acordo com os dados coletados durante a avaliação, o ortopedista de pé e tornozelo compara com os parâmetros de normalidade, visto que as alterações podem ser ligeiras, mas ainda assim, impactam na saúde do paciente durante sua funcionalidade.
Em quais casos o especialista de pé e tornozelo intervém?
Entorses
As entorses podem ocorrer de diversas formas, no entanto, são predominantes em esportistas que correm em uma superfície irregular. É muito comum ocorrerem lesões ligamentares, mas nem sempre isso é indicação de tratamento cirúrgico. No entanto, o acompanhamento de um especialista em pé e tornozelo se faz necessário, já que o tratamento deve ser repouso e imobilizações na medida certa, nem a mais nem a menos.
Artrite gotosa
Doença com aumento de ácido úrico na corrente sanguínea. Ela atinge as articulações causando a inflamação das mesmas. No caso da gota, ocorre o acúmulo de cristais com a substância, que podem atinigir uma ou diversas articulações, sendo mais comum nos pés.
Pé plano
Uma disfunção congênita que é caracterizada por uma queda do arco plantar dos pés, fazendo com que a região da face plantar toque o chão por inteiro e exigindo um maior trabalho ligamentar e menor capacidade de gerar impulso. Ele aumenta a predisposição para tendinites e sobrecargas ligamentares.
Tendinite
A tendinite ocorre pelo uso excessivo de um tendão. Mais comumente ocorre no tendão de Aquiles, que sofre uma inflamação, causando dores no paciente e limitação para atividades físicas. Este problema é predominante em corredores e atletas de outras modalidades.
Fratura de pé e tornozelo
Uma fratura no pé e tornozelo pode ocorrer devido a torções ou traumas que afetam a região. Dependendo do grau da fratura, outras estruturas podem ser comprometidas, como tendões e ligamentos que sustentam as articulações. É muito comum ser necessário tratamento cirúrgico nesses casos.
Joanete
Conhecido como Hallux Valgus, o joanete é uma deformação óssea que gera protuberância, bastante frequente no primeiro dedo do pé (dedão) e no quinto (mindinho). Tal alteração pode gerar incômodos e rigidez na região, podendo alterar toda a biomecânica do pé.
Pé cavo
O pé cavo é caracterizado por ter uma curvatura excessiva no arco dos pés, esta condição dificulta a passada do paciente enquanto caminha, uma vez que a deformidade prejudica a absorção de impacto do peso corporal.