Orientações aos pacientes

Cuidados com o gesso

Se você fez algum procedimento ou está tratando alguma fratura, é importante que o estado de conservação da imobilização, seja gesso ou tala, seja o melhor possível. Portanto, existem alguns cuidados que devem ser lembrados:

Manter sempre seco: o gesso sintético pode ser molhado, mas seu material interno úmido pode levar a infecções ou maceração da pele. Só molhar com autorização expressa da equipe médica.

Quando for tomar banho, faça um isolamento para não molhar a imobilização. Em lojas ortopédicas existem produtos próprios para esse fim (link abaixo). Em casa você pode isolar a imobilização com filme plástico de cozinha, envolver a parte mais alta do gesso com uma toalha, e, por fim, colocando um saco plástico para cobrir o membro, vedando então a “boca” do saco com plástico filme novamente.

Para limpeza dos dedos, utilizar lenço umedecido.

Caso o gesso seja molhado, envolver com uma toalha para retirar excesso de umidade, usar um secador de cabelo para terminar de secar e entrar em contato com o seu médico.

Movimentar sempre a extremidade que estiver solta no gesso, em geral os dedos dos pés e das mãos.

Manter o membro imobilizado elevado: se for o braço com uso de tipóia, se for a perna elevar com um travesseiro na panturrilha e nunca apoiar a parte posterior do calcanhar na cama.

O gesso nunca deve ser usado para apoio ou para pisar, a menos que seja ordem expressa do médico e com sandália de gesso.

Nunca introduza nada no gesso, seja para limpar ou coçar.

Você deve informar o médico no caso de:

O gesso se quebrar em algum ponto

Apresentar dor que não cessa com uso de analgésicos comuns

Surgir alteração de sensibilidade, dormências ou formigamentos

Apresentar edema (inchaço), palidez ou cianose (coloração arroxeada) da extremidade

No caso de gesso para pé torto congênito algumas orientações adicionais ainda devem ser realizadas. Deve haver atenção ao risco de o gesso descer, o que deixa os dedos mais “escondidos”. Nesse caso o médico deve ser informado o quanto antes.

Antes da próxima troca gessada, orientamos a retirada do gesso em casa. O segredo está em embeber o gesso em uma mistura de água e vinagre, em uma proporção de uma bacia de água para uma colher de vinagre. Pode ser colocada uma meia sobre o gesso e ir molhando a meia com essa solução lentamente por cerca de 30 minutos, ou deixar o gesso “de molho” na mistura neste mesmo período, tempo durante o qual o gesso vai se soltando e é possível desenrolá-lo por completo com maior facilidade.

Abrir bate-papo
Olá! Podemos ajudá-lo(a)?