Alinhamento dos membros inferiores

Entenda o que é o alinhamento dos membros inferiores

O alinhamento dos membros e articulações passam por diversas mudanças ao longo da vida, podendo ser considerados fisiológicas (normais) ou patológicas (alterados).

Por meio de vários estudos, hoje já se sabe que certos (des)alinhamentos são prejudiciais, e portanto, inaceitáveis, por poderem causar alteração na marcha e degeneração articular precoce- artrose.

Como saber se possuo um mau alinhamento dos membros?

O alinhamento adequado dos membros inferiores deve ser avaliado com o paciente em pé, com os membros minimamente afastados. Quando visto de frente os joelhos devem estar apontando para a frente, enquanto os pés também devem apontar para frente ou levemente para fora. Não pode haver afastamento importante entre um pé e outro ou entre os joelhos.

Por que a avaliação médica é tão importante?

O mau alinhamento dos membros inferiores muitas vezes é notado pelos pais ou por outras pessoas, como professores ou pediatras, mas, em casos mais sutis, podem passar despercebidos.

Avaliações com o ortopedista pediátrico são realizadas de maneira a sensibilizar o exame e fazer com que se reconheçam as deformidades mais leves. O paciente é examinado em pé, deitado e durante a marcha, verificando mobilidade articular e através de medições realizadas em consultório, o que permite diagnosticar um possível problema e a sua magnitude.

mal-alinhamento-membros-inferiores-1-800x540
mal-alinhamento-membros-inferiores-2-800x540
mal-alinhamento-membros-inferiores-3-800x540

Como funciona o alinhamento dos membros inferiores

O alinhamento dos membros inferiores deve seguir uma sequência específica de orientação. Costumamos usar os termos “varo” e “valgo” para denominar esses desvios. O valgo é o nome que se dá para articulações que se direcionam para dentro, como se as pernas formassem um “X”, ao passo que o varo é o contrário, com as pernas ficando arqueadas.

Grosso modo, as crianças nascem com os membros inferiores em varo acentuado, que vai regredindo até 18 a 24 meses de vida, quando o alinhamento fica neutro. A partir de então, os joelhos vão desenvolvendo um valgo progressivo, que pode aumentar até os 4 a 6 anos de vida. Desta idade em diante este valgo vai se suavizando até ficar próximo do alinhamento esperado para o adulto, que é um valgo leve. Na adolescência pode ocorrer um pico de valgização dos joelhos, que deve ser observado com muita atenção.

Tratamentos para mau alinhamento dos membros inferiores

Os tratamentos para o mau alinhamento dos membros podem variar de acordo com a sua gravidade, idade e evolução e cabe sempre a avaliação do ortopedista para direcionar a utilização de órteses, cirurgias ou até mesmo exercícios específicos para quem tem esta alteração.

A idade do desenvolvimento deve ser avaliada não só porque as deformidades podem progredir rapidamente mas também porque é nesta fase que a correção pode ser realizada de maneira mais eficaz e menos invasiva, evitando sequelas futuras.