Tratamento de entorses e lesões ligamentares do tornozelo

Tratamento de entorses e lesões ligamentares do tornozelo

O tornozelo é uma das regiões que mais suporta peso no corpo. Além disso, seu plano de movimento é fundamental para uma marcha normal. Há, ainda, um certo grau de rotação nesta articulação, que, combinado com o movimento da articulação subtalar, podem ocasionar entorses, sobretudo quando são utilizados calçados inadequados em terrenos irregulares.

Seu tratamento é fundamental, sobretudo quando há lesões ligamentares associadas.

Como ocorrem as lesões do tornozelo?

Lesionar esta região é bastante comum em esportes, onde a reincidência é maior do que em pessoas que não praticam atividades físicas regulares. As lesões no tornozelo muitas vezes ocorrem pelo fato do indivíduo pisar em falso, errar a aterrisagem após um salto (como num bloqueio de vôlei, por exemplo) ou por um choque físico durante a dividida no futebol. Calçados inadequados e superfícies acidentadas também contribuem para que uma entorse aconteça.

Graus das lesões no tornozelo

Quando uma entorse ocorre, a lesão do ligamento é uma consequência da energia do trauma na região, sendo divido em:

Grau I

Entorse leve, onde o tornozelo apresenta inchaço, mas segue com sua integridade, mantendo sua função natural de suportar pesos e realizar movimentos.

Grau II

Ocorre uma ruptura ligamentar parcial, onde o indivíduo tem dificuldades para manter o tornozelo estável, prejudicando sua funcionalidade, mas ainda consegue descarregar o peso no membro.

Grau III

Neste caso é a ruptura total do ligamento do tornozelo, caracterizada por quadros de dor, sensação de falseio, e incapacidade para marcha com o membro afetado.

Diagnóstico das entorses e lesões ligamentares do tornozelo

Habitualmente os pacientes são submetidos a radiografia na avaliação de urgência para exclusão de fraturas ou lesões ligamentares mais grotescas, mas o diagnóstico definitivo advém de exames mais elaborados como ultrassom ou ressonância magnética.

tratamento-entorses-1-800x540
tratamento-entorses-2-800x540

Tratamento das entorses e lesões ligamentares do tornozelo

O tratamento para entorses e rupturas do ligamento do tornozelo pode variar de acordo com o grau. Primeiramente, um tratamento para sanar os quadros de inchaço e dor para que em seguida, o tratamento para a recuperação seja direcionado. O uso de talas ou órteses que limitem a inversão e eversão por um curto período é necessário na maioria das vezes.

As sessões de fisioterapia atuam de diversas formas, desde promover analgesia, passando por exercícios de alongamento, fortalecimento e melhorando a propriocepção (uma forma de equilíbrio local) para evitar a ocorrência de novas entorses.

A intervenção cirúrgica não é tão frequente nestes casos, e é realizada apenas em atletas com lesões de alto grau ou quando o tratamento conservador não surtiu efeito, resultando em dor e instabilidade.

A cirurgia de escolha é a reconstrução ligamentar, que pode ser realizada por via artroscópica (por vídeo), com bons resultados.